Experimento H
- Frank Abreu
- 22 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

"Senhoras e senhores, com vocês, como um cordeiro de sacrifício, como uma gaivota faminta, saído das trevas da sua esperança, o senhor Mary Truman Marilyn Sanchez Monroe Capote. Aplausos."
As palavras iniciais de Experimento H resumem o que veremos a seguir: um dia na vida de Truman Capote, Marilyn Monroe e Mary Sanchez.
Experimento H adapta dois escritos de Truman Capote presentes na coletânea Música para Camaleões (textos de "não-ficção" narrados com técnicas literárias, ao estilo do novo jornalismo adotado por Capote em sua obra-prima A Sangue Frio). Em um deles, intitulado "Uma Criança Linda", o autor narra seu encontro com Marilyn Monroe no funeral de uma famosa atriz. Inicia-se ali uma jornada que passará por um restaurante chinês barato, muito álcool e comprimidos, e terminará num cais nova-iorquino, alimentando as gaivotas com biscoitos da sorte.
Em "Um Dia de Trabalho", Capote pede à faxineira Mary Sanchez que o deixe acompanhá-la por um dia na limpeza dos apartamentos. Mary, que há 11 anos limpa a casa do escritor em Nova York uma vez por semana, permite que ele o acompanhe (desde que os moradores não estejam presentes). Inicia-se uma jornada que passará por três apartamentos diferentes, muita cannabis peruana que a extremamente católica Mary carrega na bolsa e terminará numa igreja com os dois ajoelhados em oração.
O espetáculo criado pela Companhia do Latão a partir dessas histórias é brilhante. Elas são narradas em paralelo. Helena Albergaria é Mary e dialoga com um Truman Capote interpretado por Kiko do Valle. Dali a pouco, Helena se transforma na Marilyn que conversa com o Capote feito por Carlos Albergaria. À medida que as narrativas se aproximam do fim (e o consumo de álcool, pílulas e maconha aumenta), elas vão se fundindo até um ponto em que não sabemos mais quem é o ícone do cinema e quem é a faxineira. A grande atriz Helena Albergaria é Mary e Marilyn ao mesmo tempo (o detalhe do pé de uma com salto alto e da outra descalço é genial).
Experimento H teve os primeiros ensaios abertos em 2015, estreou em 2017, foi a Cuba em 2023 e voltou para fechar 2024 com chave de ouro.
Obrigado, Companhia do Latão!
*
Experimento H foi assistida no Teatro de Arena Eugênio Kusnet em 21 de dezembro de 2024.