top of page

Desapropriação

  • Frank Abreu
  • 18 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura



Numa pequena cidade do litoral brasileiro, Nicolas é informado de que sua fazenda será desapropriada para dar lugar a dois prédios: a nova sede da prefeitura e um templo religioso. O valor oferecido pelo município é um quinto do que o terreno vale (segundo uma avaliação privada). Ao embarcar num processo judicial para fazer valer os seus direitos, Nicolas e sua família são arrastados por um redemoinho de corrupção, traições e violência.


Desapropriação é o espetáculo mais recente do Grupo de Teatro Fatal Companhia. Dirigida por Laerte Mello, a peça desenvolve o tema da impotência de homens e mulheres comuns diante de grandes instituições que ignoram direitos básicos dos cidadãos. A dramaturgia - livremente inspirada nas obras Leviatã (filme russo de 2014), Lippy (peça de Bush Mourkazel e Mark O'Haloran) e Psicose 4h48 (texto de Sarah Kane) - é uma criação coletiva de todos os membros do grupo.


Fundada em 2013, a Fatal Companhia deu à cena paulistana boas montagens de ótimos textos britânicos e irlandeses, sendo Avenida Cyprus (David Ireland) e Top Girls (Caryl Churchill) os espetáculos mais recentes.


Em 2021, a companhia estreou Cidadão de Bem?, uma de suas peças com dramaturgia própria. A montagem (disponibilizada integralmente no canal de Youtube do grupo) é citada logo no início de Desapropriação, quando os atores Alexandre Ogata e Claudia Piassi, a princípio despidos de qualquer personagem, propõem uma rápida conversa com o público antes do início do espetáculo. E é neste momento de metateatro que uma história muito intrigante nos é contada. Claudia afirma que, em paralelo ao seu trabalho de atriz, já exerceu a profissão de leitora labial. Um dia, prestando trabalho para a polícia, ela foi apresentada a um vídeo sem áudio no qual um homem conversa com outras pessoas. O que ele diz no vídeo pode ser a prova de um assassinato. Coube à Claudia fazer a leitura labial.


Por que essa história nos é contada logo no início da peça? Ela terá alguma influência no que veremos logo a seguir? Pois é com essa pulga atrás da orelha que o público vai acompanhar o desenrolar dos fatos na vida de Nicolas e sua família em Desapropriação.

____________________


Desapropriação foi assistida em 9 de novembro de 2024 no Espaço [ / ]

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page