top of page

Agnes de Deus & Um Picasso

  • Frank Abreu
  • 4 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de set. de 2024


Em Agnes de Deus, Clara Carvalho é Martha, psiquiatra a serviço de um tribunal de justiça prestes a julgar Agnes (Gabriela Westphal), uma freira de 21 anos que deu à luz um bebê encontrado morto num cesto de lixo do convento. A mãe é suspeita de assassinato. O parecer psiquiátrico de Martha sobre Agnes será determinante para o futuro da jovem.


Em Um Picasso, Clara Carvalho é Fraulein Fisher, uma burocrata dos nazistas que ocupavam a França na segunda guerra mundial. Ela foi encarregada de interrogar Pablo Picasso (Sérgio Mastropasqua) e conseguir dele uma declaração de autenticidade para três desenhos confiscados. Fisher precisa sair do interrogatório com pelo menos “um Picasso” que fará parte de uma exposição (na verdade, será queimado com outras obras numa fogueira de “arte degenerada”). O parecer técnico de Fraulein Fisher será determinante para o futuro de uma das obras de Picasso.


Martha vai além de suas funções como psiquiatra e quer saber como se deu a concepção: Quem é o pai? Como ninguém percebeu a gestação? Em que circunstâncias se deu o assassinato do bebê? Mas ela encontrará um obstáculo poderoso: a madre superiora, Miriam (Mariana Muniz), que acredita se tratar de concepção divina.


Já Fraulein Fisher encontra nas palavras e argumentos de Picasso uma barreira quase intransponível para chegar a seu objetivo: sair do interrogatório com pelo menos um dos desenhos autenticados pelo autor. O embate verbal entre o pintor e a burocrata é primoroso, sarcástico e inteligente.


Tanto Fisher quanto Martha possuem convicções que as colocam em rota de colisão com o objeto de suas tarefas. Uma leva a ciência para dentro de uma instituição religiosa. A outra, diante de um pintor que afirma não ter feito nada de errado, responde:


“Todos são culpados, é só questão de encontrar a lei adequada.”


Clara Carvalho é uma excepcional Fisher, uma fantástica Martha: duas personagens cujas questões pessoais vão interferir diretamente nas tarefas que elas precisavam cumprir.


Quando Um Picasso termina, os atores recebem os aplausos e saem de cena. Na sessão em que estive presente, o público, ainda encantado, seguiu aplaudindo o palco vazio por um bom tempo.

____________________


Um Picasso foi assistida em 8 de agosto de 2023 no Teatro Paiol Cultural.


Agnes de Deus foi assistida em 2 de dezembro de 2023 no Teatro Aliança Francesa.

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page